Welcome

Digite abaixo o seu assunto de interesse

Gramática, Gírias, Expressões, Phrasal Verbs, Cultura, Curiosidades...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O que quer dizer o termo etc?


Estudar a Língua Portuguesa é essencial para entender e poder comparar as diferenças entre Inglês e Português, pois há um mau hábito em querer traduzir tudo de uma língua para outra ao pé da letra, o que é errado, uma vez que são idiomas diferentes e apresentam muitas diferenças, hoje eu posto informações a respeito do termo "etc". Preste atenção as informações pois em Inglês o uso do termo etc também é usado.

O termo é abreviatura da expressão latina et cetera, que significa "e as demais coisas". Por ser uma abreviatura, deve ser sempre escrito com o ponto final. O vocábulo é normalmente usado no fim de uma série de enumerações, no lugar dos demais elementos que caberiam naquela lista. Aparece em contruções da linguagem cotidiana, como no exemplo: "Comprou lápis, borracha, caneta etc.". Nesse caso, o etc indica o restante do material escolar. A considerar o seu sentido original, etimológico, não deve ser empregado para fazer menção a pessoas. Por isso, em referências bibliográficas, quando um livro tem mais de um autor, usa-se, por exemplo, Jõao Camargo et alii.

Essa expressão também é latina, mas significa "e outros", sendo, portanto, a mais indicada quando se trata de pessoas. Outra questão interessante - e polêmica - a respeito do termo é a necessidade de utilizar vírgula antes de introduzi-lo numa frase. Como se trata de uma abreviatura de et cetera e o et latino equivale à nossa conjunção "e" e a vírgula não é necessária. A discussão, no entanto, ainda divide os teóricos e há quem defenda seu uso, geralmente tendo como base a frequência com que esse tipo de construção aparece na escrita.

Como você deve ter percebido, há uma nova seção aqui no blog na qual podemos conhecer a origem de algumas palavras que pensamos ser inglesa ou portuguesa, mas na verdade é latina. 

Por hoje é só, mas amanhã tem mais. See you.
Guilherme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Drop me a line! Obrigado por visitar o blog.