Foto do massacre de Sharpeville que originou o Dia dos Direitos Humanos na África do Sul.
A África do Sul comemora hoje o Dia dos Direitos Humanos, The Human Rights Day, este dia lembra aqueles que morreram num acontecimento chamado Massacre de Sharpeville, foi uma manifestação de populares ocorrida em 21 de março de 1960. O massacre, que foi divulgado internacionalmente, conta histórias de manifestantes assassinados pela Polícia Sul-Africana que no total matou mais 69 pessoas e mais 200 foram feridas.
A lei de segregação racial na África do Sul chamada Apartheid foi confrontada com muitos problemas e conflitos sociais, principalmente porque os negros, que constituem a maioria da população sul-Africana, experimentou o tratamento desumano e grave discriminação em todas as facetas da vida social e econômica daquele país.
Sob a liderança de Nelson Mandela, houve o fim do Apartheid na África do Sul e consequentemente a nova Constituição que rege igualdade de direitos para todos os sul-africanos.
Assim, esta data tornou-se feriado, o governo da África do Sul patrocina desfiles públicos para comemorar o evento que levou à libertação da maioria negra deste regime que excluía esta parcela da população dos direitos humanos.
Hoje, políticos fazem discursos públicos neste dia para lembrar daqueles que estiveram durante o protesto que deveria ser pacífico em Sharpeville. Parentes daqueles que foram mortos durante o massacre de Sharpeville visitam o túmulo de seus entes queridos e enfeitam com flores os monumentos dedicados às vítimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Drop me a line! Obrigado por visitar o blog.