Como você já percebeu, este blog, além de outros assuntos, também aborda questões culturais dos países de língua inglesa. Às vezes, como ocorre em Zimbábue, a língua oficial é o inglês, ao lado de outras línguas. A língua inglesa em Zimbábue é usada pela maior parte da população branca, e as línguas bantas (dialetos) são usadas pela maioria negra.
Como em muitas colônias africanas e americanas, a segregação e o preconceito racial criaram um abismo entre negros e brancos. A distância entre as raças se evidencia no poder econômico, no acesso à educação e a outros setores vitais para a cidadania. Mas a luta contínua de ambos os grupos para mudar a situação tem dado resultados. A segregação quanto ao ensino de segundo grau caiu em 1979. Desde então, esse ensino está aberto para todas as raças.
Apesar de a agricultura constituir 70% da fonte de divisas do país, o Zimbábue conheceu um grande desenvolvimento industrial, na década de 1960, graças às sanções econômicas a que foi submetido quando foi declarada sua independência.
O sistema de governo de Zimbábue é a república parlamentarista, e sua capital é Harare.
Por hoje é só. Amanhã tem mais. See you.
Guilherme.
Por hoje é só. Amanhã tem mais. See you.
Guilherme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Drop me a line! Obrigado por visitar o blog.