Os esquimós são um dos vários grupos indígenas que residem no Alasca. Grupos de esquimós podem ser encontrados em várias partes da região do Ártico: no Canadá, na Sibéria, no extremo norte da Europa e no Alasca.
Até a segunda Guerra Mundial, a vida dos esquimós do Alasca era muito parecida com a de seus antepassados. Mas, com os projetos de defesa da fronteira, houve maior contato com os americanos, e as oportunidades de trabalho cresceram para esse povo. No entanto, também cresceram seus problemas de delimitação de terras. Até hoje, muitos esquimós vivem da pesca e mamíferos marinhos. E toda sua cultura é voltada para o mar.
Interessante é saber que a palavra esquimó não é uma palavra da língua dos esquimós. Ela foi usada pelos índios algonquinos do Canadá, e quer dizer: "comedores de carne crua". Com a chegada dos europeus, essa palavra começou a ser usada por outros povos e, agora, até mesmo os esquimós a usam. Os esquimós, porém, têm uma palavra para chamarem a si mesmos, que é Inuit, que significa "povo verdadeiro".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Drop me a line! Obrigado por visitar o blog.