Welcome

Digite abaixo o seu assunto de interesse

Gramática, Gírias, Expressões, Phrasal Verbs, Cultura, Curiosidades...

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Como usar a internet para estudar inglês - um tutorial para o Tutorial


A internet é poço de informações, todos sabem. Mas é um meio tão democrático que, com a diversidade de fontes, pode ficar difícil selecionar. Se você chegou a este texto, já aprendeu o grande macete:
Ler blogs confiáveis com dicas de inglês

Quer conhecer outras formas?

Ver vídeos
Claro que o YouTube é o primeiro canal que vem à mente. Mas até peneirar dentro do YouTube anda difícil. Por mais que aquele vídeo hilário prenda sua atenção, o legal destes canais é que eles têm os trailers sem legendas de filmes que você quer ver e até mesmo aulas em vídeo. Sabendo usar, pode ser um recurso valioso.

Falar com pessoas de fora
Estão aí as mídias sociais, como Orkut e Facebook, que não me deixam mentir: o mundo está cada vez mais pequeno. Achar gente que quer papear em inglês não é difícil. Só tome o mesmo cuidado que você já toma em português: nada de revelar informações muito pessoais para completos estranhos virtuais. Dentro das mídias sociais, há comunidades de alunos de inglês que são uma forma segura e bem divertida de treinar a conversa.

Ler jornais e revistas em inglês
Eles estão nas bancas, só que custam bem caro. Na internet, jornais importantes como o Washington Post e revistas bacanas como a Wired deixam muitos textos disponíveis. E que são um treino fantástico para sua leitura em inglês.

Participar de fóruns
Você é muito perguntador e não quer despejar todas em um só blogueiro professor de inglês? Muito embora eu desconfie que o Guilherme não se importe e goste de receber as perguntas e comentários de todos que visitam o blog, há alguns fóruns nacionais e internacionais muito bons para o debate sobre o uso do inglês.

Procurar a letra em inglês daquela música
Sabe aquela música que não sai da sua cabeça? Procure a letra dela em inglês. Sem a tradução! Ouça, treine o ouvido lendo a letra e tente entender o contexto ao invés de ler a tradução direto.

Sabendo usar, a internet é uma fonte de recursos incríveis para seu inglês. Continue acompanhando o Tutorial for English Learners, siga essas dicas e aprenda cada vez mais.

Vanessa Spirandeo, tradutora, professora de inglês

e coordenadora de interação dos cursos de inglês da Englishtown.

Um comentário:

  1. essas dicas vão ser ótimas pra mim,vou seguir á risca todas :)

    ResponderExcluir

Drop me a line! Obrigado por visitar o blog.