Welcome

Digite abaixo o seu assunto de interesse

Gramática, Gírias, Expressões, Phrasal Verbs, Cultura, Curiosidades...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A importância da leitura no aprendizado da língua inglesa ou de outro idioma





Outro dia eu ouvi uma coisa que após refletir um pouco resolvi escrever aqui no blog.

Um estudante disse que quer muito aprender a falar inglês, mas não gosta e não tem o hábito de ler...

Ler é sempre bom. Por meio da leitura, além de informação e conhecimentos, também obtemos outras coisas que nos fazem bem...

Vivemos aventuras, romances, sentimos o mistério, ouvimos a poesia das palavras nas páginas dos livros.

Ler é um hábito útil e prazeroso, e é uma atividade que vamos aprendendo aos poucos. Saber ler um texto não é só conhecer os sons da língua. É saber interpretar a mensagem do autor.

Há aqueles que resistem à leitura pois dizem que isso os confundem mais ainda, pois algumas palavras apresentam mais de um significado. Há aqueles que não fazem por preguiça mesmo.

É vero que algumas palavras oferecem vários significados, mas não há como se perder pois deve-se analisar o contexto.

Marta come uma manga.
A costureira cerziu a manga do vestido de lã.

A palavra manga tem dois significados que aparecem no dicionário. Como determinar quando estamos usando um ou outro? Pelo contexto, ou seja, pelas outras palavras que estão na frase. é claro que no exemplo Marta não está comendo a manga do vestido, ou pelo menos não é o habitual(...).As pessoas em geral comem manga, a fruta. Do mesmo modo, a costureira não está cerzindo a manga, fruta, de lã. Isso seria impossível...

É importante ressaltar que, ao tentar entender o significado pelo contexto, você também aprenderá como a palavra é usada na língua inglesa.

Acredito que é tudo uma questão de boa vontade. Quem tem boa vontade em aprender com certeza não toma o caminho errado.

A leitura em inglês é muito importante para o desenvolvimento do estudante. Sempre haverá uma palavra que você não conhece e irá aprender após a leitura de um texto.

Aqui no blog há dezenas de textos, mas, se nenhum deles lhe agrada, você pode acessar sites de jornais e revistas, sem contar que você também poderia ir à biblioteca e pegar um livro emprestado, se puder comprar, melhor ainda.

Há sites que dão a opção de download de livros em versão PDF, gratuitamente.

Enfim, não há limites de opções para a leitura. Sem a leitura, você até pode aprender algumas palavras, por exemplo. Mas, muitas vezes, seu uso não aparece no dicionário, que traz o significado e não o uso.

Vale lembrar que o bom leitor lê um texto várias vezes. Na primeira leitura, a preocupação é com o sentido geral do texto. Uma segunda leitura permitirá compreender detalhes do mesmo texto. Desse modo, a cada leitura, a compreensão irá se modificando, se tornando cada vez mais profunda.

Portanto não se esqueça: leia várias vezes até compreender bem o texto.

Por hoje é só, amanhã tem mais. See you.

Um comentário:

Drop me a line! Obrigado por visitar o blog.