Welcome

Digite abaixo o seu assunto de interesse

Gramática, Gírias, Expressões, Phrasal Verbs, Cultura, Curiosidades...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Curiosidade Cultural: Canadá


O Canadá está localizado na América do Norte. Como segundo maior país do mundo, reúne uma grande variedade de paisagens geográficas: ilhas árticas no extremo norte; a região dos Grandes Lagos na fronteira com os Estados Unidos; a baía Hudson localizada a leste; a península do Labrador, na costa do Atlântico e outras mais. O nome Canadá vem da língua indígena dos huron-iroquis, e significa comunidade, aldeia. Esse país apresenta uma dupla herança colonial: tanto francesa como inglesa. Por essa razão, o inglês e o francês são as duas línguas oficiais do país.


Nas décadas de 1980 e 1990, houve um movimento separatista da região de Quebec (francesa), que queria estabelecer uma administração autônoma em relação ao restante do país. O movimento não obteve sucesso e o Canadá continua um só, e com o seu bilingüísmo. As cidades de maior área metropolitana no Canadá são Toronto, Montreal, Vancouver, Ottawa, Edmonton, Calgary, Winnipeg, Quebec e Hamilton.


A mais importante instituição cultural do Canadá é o Canada Council, que financia os estudos nas artes, em geral, e nas ciências humanas e sociais. É interessante notar que, no caso da literatura, o Canadá possui grandes nomes tanto na literatura de língua francesa como na de língua inglesa, prova da convivência das duas tradições. Embora seja independente, o Canadá também participa da British Commonwealth of Nations, uma espécie de confederação das ex-colônias da Grã-Bretanha, como muitas das ilhas caribenhas.


Seu sistema de governo é parlamentarista e, desde 1980, vem tentando modernizar e atualizar sua constituição. Essa luta pela “nova” constiuição trouxe muitos conflitos à tona, que, aos poucos, estão sendo resolvidos, deixando que a lei máxima do país passe a ser a expressão local, e não mais uma extensão ou adaptação da lei britânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Drop me a line! Obrigado por visitar o blog.