Welcome

Digite abaixo o seu assunto de interesse

Gramática, Gírias, Expressões, Phrasal Verbs, Cultura, Curiosidades...

sábado, 25 de agosto de 2012

Os exames de proeficiência e sua importância



Após alguns anos de dedicação ao estudo de um idioma estrangeiro, é comum a pergunta: e agora, devo prestar um exame de proeficiência e obter assim um reconhecimento de meus esforços? É realmente importante "ter um diploma"? Depende do objetivo. Se os estudos foram realizados a título de enriquecimento pessoal, a certificação é indispensável.

Porém, na maioria das vezes, aplicamos estes conhecimentos adquiridos profissionalmente. Para tal, a comprovação se faz necessária ou pode ser um agente facilitador:

. a certificação é muito utilizada em processos seletivos nas empresas;
existem também outros fatores que podem nos levar ao exame, e às vezes, fatores não planejados antecipadamente, como por exemplo: a possibilidade de dar aulas no futuro, ingressar em um mestrado ou dar continuidade à formação no exterior.

Afinal de contas, já que estudamos tão habituados a avaliações sucessivas ocorridas no desenvolvimento do aprendizado, por quê mão realizar mais uma prova e obter assim seu certificado?

Ma é preciso tomar cuidado no momento da escolha do exame. Qual deles é mais adequado a nossa necessidade?

O mercado oferece diferentes tipos de exames que, normalmente, testam as quatro habilidades: leitura, escrita, gramática e expressão oral. Entre eles, às vezes, as finalidades são distintas. Mas apesar das diferenças existentes entre os exames, o resultado é internacional e imparcial, pois sua uma linguagem única, mundialmente reconhecida. Então, obtida uma certificação, seja qual for a opção, ela verá válida nos âmbitos nacional e internacional.

Alguns exames são baseados em pontuação e, em função da pontuação obtida, faz-se a leitura do grau de conhecimento do idioma - do básico ao avançado. Outros, oferecem a certificação somente se o candidato realizar um bom teste. 

Existem vários estabelecimentos de ensino que realizam exames de proeficiência em datas pré-agendadas e que exigem um determinado nível de conhecimento para se candidatar. Salientamos também a existência de cursos preparatórios para prestar os exames de proeficiência, sejam presenciais ou por meio da internet.

Em outra oportunidade, vamos conhecer um pouco a respeito das diversas proeficiências, conto com sua visita. See you there.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Drop me a line! Obrigado por visitar o blog.