Welcome

Digite abaixo o seu assunto de interesse

Gramática, Gírias, Expressões, Phrasal Verbs, Cultura, Curiosidades...

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A correta escolha do material didático para estudar inglês



Na hora de estudar, existem várias possibilidades de escolha de material didático, o que geralmente fica sob a responsabilidade da escola ou do professor, mas, também pode ocorrer por conta do próprio aluno, caso ele decida estudar "sozinho".

Como hoje em dia há uma quantidade muito grande de opções de material didático para o ensino da língua inglesa, às vezes se torna difícil esta escolha.

Dentre as editoras internacionais, americanas ou britânicas, pode-se afirmar que um bom material deve reunir elementos que permitam ao estudante desenvolver as quatro habilidades - compreensão e expressão escritas e compreensão orais - e, sobretudo, servir de estímulo para comunicação oral.

Para tal, existem livros que oferecem suporte de áudio por meio de cds, recursos de multimídia e vídeo, além de dicas de sites na internet. A reunião destes recursos permite um estudo pessoal, além da sala de aula, para fixação e prática das estruturas aprendidas.

Quanto maior a exposição ao idioma e maior a dedicação, mais rápido o resultado esperado será alcançado, todos os recursos extra-aula oferecidos nos métodos modernos de ensino devem ser levador em consideração.

Além das estruturas gramaticais e linguísticas, o material didático deve mostrar também a cultura da língua, pois a aquisição do idioma não se limita somente à escolha do bom material, mas sim à interação em situações reais do convívio humano.

Verifique se o material que você usa oferece lhe situações de comunicação real, considerando as diferentes áreas de interesse. Por exemplo, se um estudante é um executivo de uma empresa onde há a necessidade de fazer apresentações sobre o trabalho em inglês, o material deverá ajudá-lo a desenvolver esta habilidade.

O livro deve privilegiar a assimilação natural do idioma ao estudo formal, o que em Linguística Moderna é chamado de "Language Acquisition".

E você? Como está o seu aprendizado? Quais livros e outros recursos que você utiliza? Correspondem a sua expectativa? Deixe seu comentário aqui.

See you.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Drop me a line! Obrigado por visitar o blog.