Aprendendo inglês com música... e diminuindo o stress
Você gosta de música?
Se sua resposta for sim, então introduza a música em sua vida para aprender inglês.
Não importa o estilo ou gênero musical. Seja qual for o seu preferido, o efeito será positivo, pois atrsvés de uma atividade lúdica e que lhe cause prazer, você poderá desenvolver o dioma com bons resultados.
Para iniciar, aconselho que ao escutar a música tenha em mãos a letra também, pois isso facilita a compreensão. Extraia da música as seguintes etapas de estudo:
- vocabulário - identifique o vocabulário aprendido e estude o seu sentido dentro do contexto apresentado; utilize um bom dicionário para verificar as novas palavras.
- pronúncia - preste atenção como as palavras são pronunciadas e faça exercícios de repetição.
- estruturas gramaticais - identifique a gramática aprendida (por exemplo: 1. Tempos verbais - se a letra da música fala de ações do presente, passado ou futuro; 2. Uso de preposições etc)
- expressões idiomáticas - um dicionário poderá ajudá-loa entender o significado.
Podemos ainda fazer vários exercícios para desenvolver seus conhecimentos em inglês:
- fazer uma redação contando sobre o tema música.
- trabalhar a música através dos tempos verbais: (Ex: se a música está no presente, coloque-a no futuro)
No entanto, existem alguns cuidados a serem tomados: na grande maioria das vezes, as músicas apresentam gírias, expressões regionais e até estruturas gramaticais utilizadas na língua falada, que apesar de não estarem erradas, não são estruturas da gramática normativa. É uma boa maneira de aprender as diferentes possibilidades de se falar. Porém, uma vez identificados "os erros", procure encontrar as estruturas corretas equivalentes.
Exemplos:
I wanna - a estrutura correta é: I want ou I want a
I gonna - a estrutura correta é: I´m goint to
Após ter realizado este exercício algumas vezes, com diferentes músicas, tente fazer este trabalho de uma maneira um pouco mais difícil.
Primeiro escute a música sem a letra e verifique o que consegue entender; vá tentando compreendê-la aos poucos, no seu sentio geral (sem se apegar em todas as palavras), qual o tema da música. Depois, vá se aprofundando na compreensão: comece a identificar as palavras, estruturas gramaticais e linguísticas conhecidas, assunto etc.
Após esta fase, passe para a etapa de escutar e ler ao mesmo tempo - você vai constatar o quanto ficou mais fácil.
E, evidentemente, quando tudo estiver bem trabalhado e assimilado, cante, pois além de você estar praticando o inglês, estudos comprovam, desde a época de Hipócrates - considerado o pai da medicina, que curava seus doentes com a música - que cantar é uma órima atividade para diminuir o stress.
Está esperando o quê? Vá agora mesmo ligar o seu rádio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Drop me a line! Obrigado por visitar o blog.