Salem, uma cidade de Massachusetts nos Estados Unidos, foi cenário de uma grande perseguição às bruxas. Isso aconteceu em 1692, quando duas moças começaram a ter um comportamento estranho. Examinadas por um médico, religiosos e magistrados, concluiu-se que as duas estavam sob encantamento. Esse fato correu rapidamente pela população local que começou a reagir, buscando culpados, ou seja, buscaram bruxas e bruxos.
Muitos homens e mulheres foram presos, e um juri especial foi designado para o caso. Seis meses depois, noventa pessoas já tinham sido enforcadas, outras cem aguardavam julgamento e mais de duzentas estavam sob acusação. Com as cadeias super lotadas e a histeria acalmando, começou em Salem um movimento contrário. Cotton Mather fez um sermão sobre os perigos que todos sofriam por serem conduzidos por opiniões que não podiam ser provadas. Outras vozes também se levantaram contra a perseguição e isso levou o governador a libertar a todos que ainda estavam na prisão poe suspeita de bruxaria.
Os participantes do juri e do magistrado confessaram sua culpa e declararam que não haviam sido justos. Em 1711, os herdeiros das supostas bruxas receberam indenizações por suas perdas. Incrível como as pessoas podem ser levadas pelo medo, não é? Mas, hoje, Salem é uma cidade comum que vive das indústrias químicas, elétricas, jogos e produtos de couro. As grandes atrações da cidade são os museus e os locais históricos, que atraem os turistas.
Você já assistiu ao filme As Bruxas de Salem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Drop me a line! Obrigado por visitar o blog.