Ler não é um ato mecânico, e sim um processo ativo. A mente filtra as informações recebidas, interpreta essas informações e seleciona aquelas que são consideradas relevantes. O que se fixa em nossa mente é o significado geral do texto. Portanto, usar o dicionário toda vez que não se conhece uma palavra se torna um processo improdutivo.
Algumas estratégias são bastante conhecidas para desenvolver a habilidade de leitura. Dentre elas podem ser citadas:
- Skimming: leitura rápida que tem por finalidade checar o sentido geral do texto, como ele está estruturado, e qual a intenção e/ou estilo do autor.
- Scanning: técnica usada para extrair apenas informações específicas do texto. Não requer uma leitura do texto como um todo.
- Inferência: técnica que permite a partir das informções do texto se chegar a conclusões lógicas.
- Identificação dos cognatos.
- Identificação de falsos cognatos (não se esqueça de criar uma lista de palavras em inglês e de seus correspondentes em português).
- Identificação de palavras de referência *
- Identificação dos conectivos ou marcadores lógicos ou textuais.
- Associações de palavras.
- Organização das informações: ideia principal, detalhes e conclusão.
* Encontram-se nesta lista os pronomes do caso reto (I, you, he, she, it, we, you, they), os pronomes pessoais do caso oblíquo (me, you, him, her, its, us, you, them), os pronomes demosntrativos (this, that, thesem, those), os pronomes relativos (who, which, whose etc), os pronomes e artigos indefinidos (one, ones, such), entre outros. Essas palavras substituem um substantivo ou o acompanham para tornar o significado claro.
Saiba mais. Clique nos links abaixo e conheça outras dicas de leitura em inglês.
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